domingo, 6 de abril de 2008

Melanzane al Pomodori e Olive Gratinate

Domingo de chuva na Cidade Maravilhosa. Acordei bem cedo par a ver corrida de Formula 1 e, com a vitória do Massa da Ferrari, ao ouvir o hino brasileiro e logo depois o italiano, resolvi homenagear a terra dos meus avós, criando uma receita para o almoço.

Isso mesmo, eu, que não conheço muito de cozinha, resolvi me arriscar e, ao invés de sair para Comer Bem no Rio para depois criticar, fui à cozinha preparar um prato com ingredientes italianos que eu gosto muito.


Sou fã de Beringela, acho a cor e o gosto muito divertidos, gosto também de Tomate, o cheiro do molho é sensacional, me faz recordar minha casa quando eu era criança e minha vó que passava dias no fogão apurando o molho, também gosto bastante de Carne, acho que pela força e pela substancia, e principalmente, Azeitona, um vício a qualquer hora. Assim, pensei em juntar tudo e fazer o Melanzane al Pomodori e Olive Gratinate.

Dicidido o prato e a lista, fui ao supermercado comprar os ingredientes:

- 1 Beringela Grande (Melanzane);
- 1 lata de Pomodori Pelati (Tomates inteiros sem casca e em conserva);
- 100 gramas de Azeitonas Verdes (Olive) sem caroço;
- 1 Cebola;
- 2 Dentes de Alho;
- 250 gramas de carne moída;
- 150 gramas de queijo parmesão ralado;
- Azeite extra-virgem;
- Pimenta do Reino moída;
- Óleo;
- Sal;
- Açucar;


Tudo em casa. A conta saiu por módicos R$ 12, sem contar o azeite exta-virgem que eu já tinha em casa, o sal o açucar e o óleo. Agora vamos para o preparo!

Primeiramente, coloquei um litro e meio de agua para ferver em uma panela grande. Reolvi escaldar um pouco a beringela, sem o cabo, para não levá-la diretamente ao forno e correr o risco dela não cozinhar. Para minha surpresa de cozinheiro de primeira viagem, a beringela boiou! Ou seja, tive de ficar virando-a aos poucos até sua coloração azul escuro ficar um pouco mais clara. Isso levou uns 8 minutos.

Em paralelo, fui picando a cebola e os dentes de alho. Eu gosto de pedaços bem pequenos, então ralei ambos no raldor.

Logo após ralar, tirei a carne moida da embalagem, peguei um escorredor e lavei a carne para tirar o cheiro e o gosto acentuados. Misturei então meia cebola, um dente de alho e coloquei sal, e deixei a carne respirar.

Antes de fritar a carne, retirei a beringela da agua e cortei-a em dois pedaços iguais na vertical, coloquei os dois pedaços em uma travessa e com uma faca sem ponta comecei a fazer vincos no sulco da beringela, mas sem rasgá-la. Reguei então com bastante azeite exta-virgem e deixei na travessa para absorver.

Então peguei a frigideira, esquentei o óleo e coloquei a carne moída pra fritar, sem mistérios. Fiquei mechendo a carne com frequencia até dourar, o que levou uns 7 minutos, e quando estava pronta, coloquei a frigedeira de lado e parti para o molho.

Antes de abrir a lata de Pomodori Pelati liguei o forno para pré-aquece-lo, ai então tirei um pouco do soro até a metade da lata, peguei uma panela esquentei o óleo e refoguei o restante da cebola e do alho. Quando o alho começou a dourar, joguei os pedaços de tomate e diminui o fogo, mechi por cerca de 3 minutos e cortei os pedaços de tomate em dois, acrecentei uma colher de sobremesa de açucar para tirar a acidez do tomate e coloquei um pouco de sal, continuei mechendo por mais uns 3 minutos e desliguei o fogo.

Deixei os tomates apurando enquanto piquei as azetonas em 4 pedaços cada uma, coloquei-as então sobre a beringela, completando todo o sulco. Logo após joguei mais um pouco de azeite. Depois coloquei a carne moída com uma colher sobre as azeitonas e joguei um pouco de pimenta do reino. Peguei então os pedaços de tomate e fui acentando-os sobre a carne, joguei mais um pouco de azeite e todo o molho de tomate sobre a beringela.

Antes de levar para o forno, joguei com queijo parmesão ralado sobre as berinjelas.

Finalmente, regulei o fogo para médio, e levei a travessa. Deixei no forno entre 25 e 30 minutos, sempre acompanhando, e quando a berinjela estava começando a ficar enrrugada e o queijo gratinado retirei do forno.

A verdade é que foi um pouco mais trabalhoso do que esperava, mas valeu a pena! Como prato pronto, dava pra sentir o sabor de cada um dos ingredientes!

Um comentário:

Natasha Pirondi disse...

Nossa amore, fiquei emocionada com seu depoimento, muito bonita a homenagem que vc fez para seus avós...
Parabens mais uma vez...
cada dia seus comentarios estao melhores !
bjo Nana

 

blogger templates | Make Money Online