terça-feira, 25 de março de 2008

Cosmopolita

Meu gosto por restaurantes tradicionais, os ditos "Antigos" é notório, e hoje estive em um dos melhores que já almoçei. Seu nome sugestivo: Cosmopolita. O restaurante, fundado em 1926, por espanhóis, é hoje de propriedade do também espanhol "Seo Juan", e tem muita história para contar. A casa que já foi conhecida como "Senadinho", pois era ponto de encontro de diversos políticos quando o Rio ainda capital federal, possui a fama de ter criado o Filé a Osvaldo Aranha.

A história do filé surgiu no ano de 1934, mas ou menos na época que um de seus ilustres clientes, o ex-ministro e diplomata Oswaldo Aranha à frequentava, conta-se que ele sempre pedia para pôr alho frito sobre o filé, servido com arroz, batata portuguesa e farofa, todos misturados (menos o filé). Hoje em dia o prato é um pouco diferente, pois tras todos os elementos separados. O prato ficou tão popular que ganhou o nome do cliente e virou marca registrada da casa. Atualmete, o restaurante tem de comprar 100 quilos de filé mignon semanalmente para atender aos pedidos.


Além desso, a casa também é conhecida por seus freqüentadores famosos mais recentes como Jaguar, Hermínio Bello de Carvalho, Zeca Pagodinho e Martinho da Vila, que se tornaram assiduos devido o clima boêmio da região.
Hoje em dia, há uma varanda aberta onde as pessoas pedem petiscos e tomam chopp e, às segundas-feiras por volta das 20:00hs, forma-se uma roda informal de amigos que tocam chorinho.

O atendimento é ágil e os garçons gentis. No cardápio além do Filé, também é possível petiscar bolinho de bacalhau antes do bacalhau no bafo com batata, tomate, cebola, pimentão verde, açafrão espanhol.

O preço é bastante em conta, e os pratos são bem servidos para duas pessoas. Sendo que prato principal com bebida sai na faixa de R$ 30 por pessoa.

A pedida é certa para quem quer conhecer um pouco mais de história da Cidade Maravilhosa e comer bem.

Endereço: Travessa do Mosqueira, 4, Lapa. Fone: 21-2224-7820. Todos os Cartões de Crédito.

Nenhum comentário:

 

blogger templates | Make Money Online