terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Rio Minho

Quando se trata de peixes e frutos do mar o Rio de Janeiro tem um dos melhores polos gastronômicos do mundo, não destoando de nenhuma outra grande metropole. Um dos mais tradicionais restaurantes da cidade, que contribui desde 1884 para esta fama, é o Rio Minho, cujo nome é uma homenagem ao rio que divide Portugal e Espanha na região da Galícia.

Apesar do cheiro de peixe logo na entrada, a decoração com azulejos portugueses, com imagens do Barão de Rio Branco e um enorme quadro do rio que dá nome ao estabelecimento, o tornam agradável dada à expectativa. Outro destaque são os garçons que além de bem humorados e ágeis servem rapidamente os dois andares da casa, que também conta com um bar anexo para servir de forma expressa alguns dos pratos mais pedidos do restaurante no balcão a preços mais em conta.

Na culinária o restaurante leva a fama por ter inventado a Sopa Leão Veloso, tradução tupiniquin de uma famosa sopa francesa conhecida como bouillabaisse. Mas o que mais me chamou a atenção foi o prato da casa, um combinado de Cherne, Caranguejo, Lula, Polvo, Camarão grelhados, muito macios e saborosos, eles acompanham ainda batata portuguesa e arroz de brócolis regados a azeite e alho frito.

O restaurante é uma ótima pedida para quem gosta de apreciar boa comida e conhecer um pouco da história da Cidade Maravilhosa,

O preço é justo e uma refeição bem servida para duas pessoas sai por volta de R$ 100 com bebidas.

Endereço: Rua do Ouvidor, 10. Centro. Fone: 21-2509-2338. Todos os Cartões de Crédito.

Um comentário:

Eduardo disse...

Fui almoçar hoje com um amigo no Rio Minho, tradicional restaurante de frutos do mar localizado no centro da Cidade. Optamos pela Peixada à Espanhola, prato tradicional do local que custa R$ 96,00 para duas pessoas, ou seja, não é nada barato. O peixe foi mal servido (duas postas pequenas) e estava com gosto de maresia. Pedimos educamente ao garçom que o prato fosse substituído por outro. Minutos depois o chef de cozinha veio à nossa mesa e informou de forma grosseira que o peixe estava fresco e o problema seria a falta de cozimento com sal. Respondemos que o peixe estava ruim e, portanto, gostaríamos de trocar de prato. Nesse momento, surpreendentemente o chef nos questionou o que seria feito com a peixada e nós respondemos que deveria ser considerada devolvida, pois queríamos outro prato. A resposta dele foi ainda pior, pois questionou o que faríamos com o camarão e cavaquinha do prato que havíamos comido e que jamais existiram. Por fim: pedimos a conta para nunca mais voltarmos.

 

blogger templates | Make Money Online